quarta-feira, 31 de maio de 2017

Diretores e Suas Obras-Primas
"George Lucas: Episódio IV: Star Wars Uma Nova Esperança"
  
Olá amantes da sétima arte! Na sequência do Especial Diretores e Suas Obras-Primas, apresentamos "George Lucas: Episódio IV Star Wars Uma Nova Esperança". O longa, futurista, narra a grande aventura da princesa Leia (Carrie Fisher, O Guardião do Tempo) que é aprisionada pelas forças imperiais de Darth Vader (James Earl Jones, O Rei Leão) , pelo fato da princesa ter escondido os planos da terrível arma do império, a "estrela da morte". Um jovem órfão inseguro, Luke Skywalker (Mark Hammil, Agonia e Glória) e um pirata espacial, Han Solo (Harrison Ford, A Costa do Mosquito) precisam resgatar a princesa e encontrar um meio de destruir a estrela da morte, para que se estabeleça a ordem na galáxia (Distribuição 20th Century Fox).
O elenco conta ainda com Alec Guinness (Lawrence da Arábia), Anthony Daniels (O Senhor dos Anéis, versão animada) e Kenny Baker (O Homem Elefante). "Episódio IV Star Wars Uma Nova Esperança", é um filme repleto de mistério e ação, que se tornou uma das franquias de maior sucesso da história do cinema, invadindo também outras mídias, como animações, jogos de videogame entre outros, recomendo! Até a próxima e bom deleite!!!

*George Lucas é o arquiteto do universo Star Wars, que lhe rendeu milhões, além da igualmente famosa franquia Indiana Jones. Seu trabalho é mundialmente reconhecido e aclamado ao redor do globo.


segunda-feira, 29 de maio de 2017

Diretores e Suas Obras-Primas
"Mazzaropi: Tristeza do Jeca" 

Olá amantes da sétima arte! Na sequência do Especial "Diretores e Suas Obras-Primas, apresentamos "Mazzaropi: Tristeza do Jeca". O longa, tipicamente brasileiro, narra a história do pacato Jeca (Mazzaropi, Jeca Tatu), que é procurado por dois coronéis de seu vilarejo em busca de apoio político. Jeca tem uma bela filha que pretende casar, e o matuto faz os dois coronéis acreditarem que tem o seu apoio (Distribuição Cinemagia).
O elenco conta com Geny Prado (A Banda das Velhas Virgens), Roberto Duval (O Gato de Madame) e grande elenco. "Tristeza do Jeca" retrata a vida rural e interiorana de maneira bem humorada e simples, de forma a atingir todos os gostos, primeiro filme colorido do grande mestre, recomendo! Até a próxima e bom deleite!!!

*Amácio Mazzaropi foi ator e cineasta, que marcou uma época, ao lado de grandes nomes como Oscarito e Grande Otelo. Com direção e atuação fenomenal, conquistou multidões com seu icônico personagem Jeca Tatu. Mazzaropi é um patrimônio da cultura e da humanidade!


sexta-feira, 26 de maio de 2017

Diretores e Suas Obras-Primas:
"Martin Scorcese: Taxi Driver"

Boa noite, amantes da sétima arte! Na sequência do Especial Diretores e Suas Obras-Primas, apresentamos "Taxi Driver. O longa narra a história do motorista Travis Bickle (Robert De Niro, Touro Indomável), que reflete constantemente sobre seu papel numa sociedade chafurdada na corrupção, e perturba-se a ponto de isolar-se de tudo e de todos, buscando um sentido para sua patética vida. 
Incapacitado de dormir à noite, procura diversão em estabelecimentos pornográficos, além de envolver-se nas mais inusitadas situações (Distribuição Columbia Pictures).
O elenco conta ainda com uma novata Jodie Foster (Silêncio dos Inocentes), Cybill Sheperd (A Última Sessão de Cinema) e Harvey Keitel (Cães de Aluguel).
"Taxi Driver" é um filme que retrata a marginalidade humana e seus conflitos, para que se descubra qual nosso papel em meio a tantas mazelas, recomendo! Até a próxima e bom deleite!!!

*Martin Scorcese é um premiado diretor de Hollywood, constantemente considerado um dos melhores da história cinematográfica. Seus trabalhos são sobre existencialismo, filosofia e sociologia.


sábado, 20 de maio de 2017

Diretores e Suas Obras-Primas:
"Glauber Rocha: Deus e o Diabo na Terra do Sol"

Boa noite, amantes da sétima arte! Na sequência do Especial Diretores e Suas Obras-Primas, apresentamos "Glauber Rocha: Deus e o Diabo na Terra do Sol". O longa narra a história de Manuel (Geraldo Del Rey, O Pagador de Promessas), um vaqueiro humilde, que se revolta com a exploração imposta pelo coronel Moraes (Milton Rosa).
Após uma briga, Manuel acaba por matá-lo. Acaba por ser perseguido por seus jagunços, e foge com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães, Pista de Grama), juntando-se aos seguidores do beato Sebastião (Lidio Silva, Barravento), que prometera livrá-lo de quaisquer sofrimentos. Porém, ao presenciar a morte de uma criança, Rosa mata o beato. 
Nesse ínterim, Antônio das Mortes (Maurício do Valle, A Idade da Terra), um matador de aluguel que presta serviço à Igreja Católica e aos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato (Distribuição Copacabana Filmes). Pode-se inferir pelo título que "Deus" é a fé das personagens representadas no filme; e o "Diabo" seria tanto a seca quanto a personificação do próprio no matador de aluguel, nos jagunços e cangaceiros mostrados no filme.
Dirigido pelo excepcional Glauber Rocha (Terra em Transe), "Deus e o Diabo na Terra do Sol" é um retrato de um Nordeste antagônico: de um lado, residem a fé e a esperança; de outro,a opressão e perseguição dos opressores sobre os oprimidos, recomendo! até a próxima e bom deleite!!!

*Glauber Rocha foi um dos ícones do cinema brasileiro, atuando também como ator e produtor. Suas obras estão para sempre marcadas no cenário nacional.



quinta-feira, 18 de maio de 2017

Diretores e Suas Obras-Primas:
"Stanley kubrick: 2001: Uma Odisseia no Espaço"

Boa noite, amantes da sétima arte! Na sequência do Especial Diretores e Suas Obras-Primas, apresentamos "Stanley Kubrick: Uma Odisseia no Espaço". O longa, ambientado no continnum espaço-tempo, narra a história do Dr. Dave Bowman (Keir Dullea, David e Lisa) e sua equipe de astronautas, que são enviados para uma misteriosa missão no espaço. 
No decorrer da viagem, os chips de seus computadores assumem um comportamento estranho, levando a um conflito entre homem e máquina que os conduz a uma viagem inóspita através do tempo e do espaço (Distribuição Warner Bros).
O elenco conta ainda com Gary Lockwood (A Espada Mágica), William Sylvester (Gorgo), Douglas Rain (Oedipus Rex) e uma participação do autor da obra, Arthur C. Clarke. "2001: Uma Odisseia no Espaço", vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais, é considerado um dos maiores clássicos da ficção científica, recomendo! Até a próxima e bom deleite!!!

*Stanley Kubrick, responsável por grandes clássicos como Spartacus, Dr. Fantástico, O Iluminado e Laranja Mecânica, é considerado um dos maiores cineastas de todos os tempos! Vale muito a pena conferir seu trabalho!



terça-feira, 16 de maio de 2017

Diretores e Suas Obras-Primas:
"Francis Ford Copolla: Apocalypse Now"

Boa noite, amantes da sétima arte! na sequência do Especial Diretores e Suas Obras-Primas, apresentamos "Francis Ford Copolla: Apocalypse Now". O longa narra a história do capitão Willard (Martin Sheen, Wall Street, Poder e Cobiça), que fora incumbido de viajar pelas regiões mais inóspitas do Vietnã, em 1970, a fim de capturar e matar o coronel Kurtz (Marlon Brando, O Poderoso Chefão), antigo oficial que enlouqueceu. Mas, após entrar em contato com um oficial da força aérea obcecado por surf, e um fotógrafo desorientado, Willard percebe que está rumando para seus pesadelos mais sombrios (Distribuição Miramax).
O elenco conta ainda com Robert Duvall (O Sol é Para Todos), Dennis Hooper (Juventude Transviada), Harrison Ford (A Costa do Mosquito) e grande elenco. Vencedor de 2 Oscars, "Apocalypse Now" é um filme empolgante e cheio de ação, que irá prendê-lo do início ao fim, recomendo! Até a próxima e bom deleite!!!

*Francis Ford Copolla é um renomado produtor, roteirista e cineasta americano, mais reconhecido pela trilogia "O Poderoso Chefão", que colecionou fãs ao redor do mundo, além de inúmeros prêmios, que contemplaram seu excelente trabalho.



sábado, 13 de maio de 2017

Diretores e Suas Obras-Primas:
David Lean: "A Ponte do Rio Kwai"

Boa noite, amantes da sétima arte! Na sequência do Especial Diretores e Suas Obras-primas, apresentamos "David Lean: A Ponte do Rio Kwai". O longa narra uma ficção histórica que aborda o contexto de um grupo de prisioneiros de guerra que são forçados a construir uma ponte que irá auxiliar seus inimigos. 
Os oficiais britânicos e americanos planejam pôr um fim à estrutura, porém o responsável pela construção da ponte tem outros planos (Distribuição Sony Pictures). O elenco conta com Alec Guinness (Lawrence da Arábia), William Holden (Meu Ódio Será a Tua Herança) e Jack Hawkins (Ben-Hur).
Dirigido pelo brilhante David Lean (Doutor Jivago), e vencedor de 7 Oscars, incluindo de melhor filme e melhor ator (Alec Guinness), "A Ponte do Rio Kwai" nos revela que lealdade e conflitos de interesses são incompatíveis! Recomendo! Até a próxima e bom deleite!!!

*David Lean foi um cineasta britânico responsável pela criação de épicos, tais como A Ponte do Rio Kwai, Lawrence da Arábia e Doutor Jivago. Sua carreira ficou em evidência por seu estilo único de retratar dados contextos históricos de maneira simples e objetiva, mas de forma impactante.



quinta-feira, 11 de maio de 2017

Diretores e Suas Obras-Primas:
Cecil B. DeMille: "Os Dez Mandamentos"

Boa noite, amantes da sétima arte! Na sequência do Especial Diretores e Suas Obras-Primas, apresentamos "Cecil B. DeMille: Os Dez Mandamentos". O longa narra a trajetória de Moisés (Charlton Heston, Ben-Hur), que fora criado como príncipe egípcio, até descobrir que vinha de descendência hebraica. Decide ouvir o chamado de Deus, que consistia na libertação do povo hebreu da escravidão, além de conduzi-los à Terra Prometida (Distribuição Paramount).
O elenco conta ainda com Yul Brynner (O Rei e Eu), Anne Baxter (A Malvada) e Vicent Price (As Sétimas Máscaras da Morte) e grande elenco. O longa, de 1956, contou com uma superprodução e efeitos especiais até então inimagináveis à época. Com duração de aproximadamente 03h:30min, "Os Dez Mandamentos é um filme histórico-bíblico que marcou gerações, recomendo! Até a próxima e bom deleite!!!

*Cecil B. DeMille é conhecido por ser um dos 36 fundadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, um dos precursores de Hollywood e um dos mais bem sucedidos produtores-diretores da história do cinema.



terça-feira, 9 de maio de 2017

Diretores e Suas Obras-Primas:
Walt Disney: A Dança dos Esqueletos

Boa noite, amantes da sétima arte! Na sequência do Especial Diretores e Suas Obras-Primas, apresentamos "Walt Disney: A Dança dos Esqueletos". Trata-se de um curta-metragem de animação, produzido e dirigido por nada mais, nada menos que o próprio Walt Disney, patrono da mega empresa Disney, distribuidora de filmes e animações mais famosa do mundo, além do parque temático de Orlando, igualmente famoso. 
Voltando à animação "A Dança dos Esqueletos" resume-se numa aventura noturna no cemitério, onde uma coruja e dois gatos interagem com um grupo de esqueletos dançarinos, que fazem um show à parte, demonstrando sua alegria e "vontade de viver" de maneira divertida (Distribuição Columbia Pictures). A produção é de 1929, e marcou o início de uma séria chamada "Silly Symphonies", que marcou história nos primeiros passos da Walt Disney Pictures, recomendo! Até a próxima e bom deleite!!!

*Walt Disney começou sua vida numa fazenda no Missouri, onde era constantemente castigado pelo pai. Na sua juventude, tentou se alistar no exército, sem êxito. Acabou por entrar na Cruz Vermelha e chegou a dirigir ambulâncias da instituição na França. ao retornar ao país, criou uma pequena produtora que, pouco a pouco, foi se tornando no que conhecemos hoje como Walt Disney Company. Trata-se de uma das maiores empresas de entretenimento do mundo. Disney faleceu em 1966, vítima de câncer no pulmão, mas seu nome habita o imaginário e os corações de milhares de pessoas ao redor do mundo.



sábado, 6 de maio de 2017

Diretores e Suas Obras-Primas:
Jean-Luc Godard: Acossado

Boa noite, amantes da sétima arte! Na sequência do Especial Diretores e Suas Obras-Primas, apresentamos com muito orgulho "Jean-Luc Godard: Acossado". O longa narra a história do ladrão de carros Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo, O Demônio das Onze Horas) que, ao roubar um carro em Marselha, mata um policial que tentou prendê-lo por excesso de velocidade.
Já em Paris, envolve-se com a estudante americana Patricia Franchisi (Jean Seberg, Os Aventureiros do Ouro), e a convence de escondê-lo até que receba um dinheiro que lhe devem. Promete a ela uma fuga para a Itália e a garota, por sua vez, revela querer um filho dele. Quando tudo aparentemente está bem, seu crime aparece nos jornais, e ele não tem outra opção, a não ser ficar escondido no apartamento da moça. 
Indiferente quanto à sua situação, sai pelas ruas cometendo pequenos delitos, até que é avistado por um informante, aí dá-se início a uma perseguição que poderá mudar o rumo de seus audaciosos planos (Distribuição Versátil).
O elenco conta ainda com Danilel Boulanger (Atirem no Pianista) e Henri-Jacques Huet (O Pequeno Soldado). "Acossado" é um filme que encanta por sua simplicidade, marca a estreia de Godard no cinema e está no rol das grandes obras-primas da sétima arte, recomendo! Até a próxima e bom deleite!!!

*Jean-Luc Godard é conhecido pela vanguarda adotada em seus filmes, comumente com temas polêmicos e perplexos, que denunciam as mazelas da sociedade desde sua estreia, em 1960. É considerado um dos melhores diretores da História, com seus estilo dinâmico e provocador.



quinta-feira, 4 de maio de 2017

Diretores e Suas Obras-Primas
François Truffaut: "Os Incompreendidos"

Boa noite, amantes da sétima arte! Na sequência do Especial Diretores e Suas Obras-Primas, apresentamos François Truffaut: "Os Incompreendidos". O longa, de 1959, narra a história do jovem Antonie Doinel (Jean-Pierre Léaud, Amor em Fuga), que vê sua vida numa complicação pós outra a começar pelos pais, que pouco lhe dão atenção até problemas na escola.
Na maior parte de seu tempo, convive com seu melhor amigo Rene (Patrick Auffay, O Amor aos Vinte Anos), com o qual compartilha aventuras em busca de uma vida melhor. Quando uma de suas empreitadas dá errado, ele precisa enfrentar autoridades judiciais que antipatizam com ele (Distribuição Versátil).
O elenco conta ainda com Claire Maurier (Minhas Tardes Com Margueritte), Albert Rémy (O Trem) e grande elenco. "Os Incompreendidos" nos traz uma reflexão sobre a vida na sua forma mais íntima no que diz respeito ao relacionamento humano e os conflitos que o envolvem, recomendo! Até a próxima e bom deleite!!!

*François Trauffaut ficou conhecido como um dos fundadores do movimento "Nouvelle Vague" francesa, além de nutrir uma forte amizade com o mestre do suspense Alfred Hitchcock, que rendeu até um livro de entrevistas entre os dois. Também teve participação no filme "Contatos Imediatos do Terceiro Grau", do genial Steven Spielberg. É considerado um dos maiores diretores do séc. XX.



terça-feira, 2 de maio de 2017

Diretores e Suas Obras-Primas:
Alfred Hitchock: "A Dama Oculta"

Boa noite, amantes da sétima arte! Na sequência do Especial Diretores e Suas Obras-Primas, apresentamos: "A Dama Oculta". O longa, magistralmente dirigido pelo inigualável Alfred Hitchock (Os Pássaros), narra a história de uma típica viagem de trem nos anos 30, onde a simpática senhora Miss Froy (May Whitty, Lassie, A Força do Coração) desaparece misteriosamente.
Seu sumiço provoca perturbação a todos no trem, em especial à jovem Srta. Iris Henderson (Margaret Lockwood, O Homem de Cinzento), que a procura desesperadamente, com a ajuda do músico Gilbert (Michael Redgrave, Na Solidão da Noite). Sem perceber, aos poucos vão se envolvendo num esquema de espionagem e teoria da conspiração (Distribuição Versátil).
O elenco conta ainda com a participação de Paul Lukas (20.000 Léguas Submarinas), Basil Redford (Jovem e Inocente) e Cecil Parker (O Homem de Terno Branco). "A Dama Oculta" marca o encerramento da fase inglesa dos filmes de Hitchock, e mostra os primórdios dos filmes de espionagem com simplicidade e maestria, recomendo! Até a próxima e bom deleite!!!


*Alfred Hitchock, o "mestre do suspense", é conhecido mundialmente por seus filmes cheios de mistério e emoção. É considerado um dos maiores diretores da história do cinema, tendo em sua carreira clássicos como "Os Pássaros", "Psicose", "Janela Indiscreta" entre tantos outros. Vale a pena acompanhar sua trajetória!



Dica da Semana: "Dublê de Corpo" (1984)

  Dica da Semana "Dublê de Corpo" (1984) Olá, amigos e amantes da sétima arte! Na dica da semana de hoje, apresentamos "Dublê...